Saúde: 7 alimentos que não devem ser reaquecidos

25/05/2017 - 3:52 23406 Views
Hoje em dia o microondas é um dos eletrodomésticos mais úteis para a nossa vida corrida. Mas afinal, aquecer a comida nesse aparelho que tantas vezes já quebrou nosso galho, faz mal ou isso é um mito? Na verdade poucos sabem que alguns alimentos nunca devem ser aquecidos no microondas pois eles se tornam prejudiciais à saúde.

É correto que você procure não desperdiçar nada, e tente economizar o máximo possível, mas tenha em mente que alguns alimentos não permitem que você continue a tentar salvá-los. Alguns deles chegam a se tornarem tóxicos, por terem a sua composição alterada pela radiação do aparelho.

Por detrás do simples aquecimento da comida no microondas, podem se esconder diversos perigos para saúde, pois as ondas eletromagnéticas podem alterar as propriedades dos alimentos, causando efeitos intoxicantes.

Você deve usar o microondas de maneira responsável para evitar transformar a sua comida em algo perigoso para o seu organismo.

Vamos ver quais são esses 7 alimentos que não devem ser reaquecidos>>



7) Frango

O frango pode ser mantido na geladeira por vários dias, obviamente a melhor forma de consumi-lo sempre será fresco, logo após o preparo. Mas quando sobra de um dia pro outro, jogar fora parece ser uma má idéia, pois é desperdício de comida e dinheiro. O problema é que quando aquecemos o frango no microondas ele tem as suas proteínas modificadas e isso pode causar dores de estômago. Se caso você decidir aquecer o frango usando o aparelho, procure virar a carne em alguns momentos para que ele aqueça todas as partes do frango por igual.

patas-de-pollo (1)

O artigo continua >>



6) Cogumelos

O cogumelo por si só já é um alimento delicado de preparar. Primeiramente se ele for colhido em um bosque, deve ser examinado por um especialista, que deve antes assegurar se estes são comestíveis. Você deve limpá-los bem, e só então cozinhá-los. Nós sabemos que cogumelos são deliciosos preparados de diversas maneiras, mas o aconselhável é que eles sejam consumidos imediatamente depois de preparados. Mesmo podendo mantê-los na geladeira,  quando se trata de aquece-los novamente é importante lembrar que não devemos esperar mais de 24 horas após o armazenamento, pois ele é um alimento muito frágil e segundo a European Food Information Council, os cogumelos têm proteínas que podem facilmente ser destruídas por micro-organismos e enzimas.

hd650x433_wm

O artigo continua >>



5) Batatas

Que elas são deliciosas e todos amam, nós já sabemos, e talvez por isso muitas vezes exageramos e acabamos cozinhamos mais do que realmente iremos consumir. Por esta razão elas sempre acabam sobrando e é natural que você as esquente no dia seguinte. Ressaltamos que as batatas podem ser armazenados durante vários dias na geladeira, mas não devem ser aquecidas. Isso não só afeta o sabor, mas também reduz suas propriedades e em alguns casos, pode até se tornarem tóxicas.

patate-al-forno-986x400

O artigo continua >>



4) Aipo, também conhecido como salsão

O mesmo vale para o aipo, que é rico em nitratos que se transformam em nitritos quando sujeitos a altas temperaturas. Esta substância pode ter efeitos cancerígenos em nosso corpo, por isso é aconselhável consumir apenas aipo cozido ou se possível os coma sempre crus, em saladas ou levemente refogado.

caponataelvira9

O artigo continua >>



3) Espinafre

Assim como o aipo, o espinafre também contém uma elevada porcentagem de nitrato que em altas temperaturas são transformados em nitrito, um composto muito prejudicial para a nossa saúde.   Para evitar a intoxicação do nosso corpo com essas substâncias, é aconselhável consumir o espinafre sempre fresco.

spinaci-in-padella-02

O artigo continua >>



2) Beterraba

Outro vegetal rico em nitratos é a beterraba, um alimento que devemos sempre estar atentos, pois também quando submetida a altas temperaturas pode vir a se tornar tóxica e prejudicial. Mais uma vez podemos dizer que é melhor consumir o vegetal cru ou pouco cozido, em saladas ou em sucos de frutas com legumes.

barbabietola-rossa-tagliata

O artigo continua >>



1) Ovo

O cheiro e o sabor dos ovos mudam muito quando reaquecidos. Além disso, em altas temperaturas alguns componentes dos ovos podem se tornar tóxicos e com efeitos negativos para a saúde.

uova sode

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook!