A cenoura: um poderoso e inesperado remédio natural em suas mãos

23/03/2017 - 2:56 8329 Views
Talvez nem todos saibam que existe um vegetal muito comum em nossas mesas que contém formidáveis propriedades terapêuticas: a cenoura.

Todos nós a conhecemos por seus benefícios aos olhos e à pele graças aos seus componentes, tais como sais minerais, potássio, magnésio, e também ferro e vitaminas, mas o que não sabíamos é que ela é realmente capaz de nos ajudar a combater muitos males, inclusive aqueles que surgem na troca das estações.

E não é só isso, graças aos seus muitos benefícios, a cenoura é capaz de tratar os sintomas de muitos outros problemas de saúde. Basta seguir algumas receitas para potencializar as qualidades terapêuticas deste vegetal. Os procedimentos são muito simples, mas o melhor é que o ingrediente principal é barato e pode ser encontrado em qualquer supermercado ou hortifruti.

Nas páginas seguintes, vamos ver quais e quantos são os benefícios do utilizo desse vegetal a longo prazo, e como simples remédios caseiros podem se tornar valiosos aliados para a nossa saúde!

Em seguida vamos ver com detalhes, as receitas e todos os benefícios desse precioso vegetal.



5) A cenoura combate a infertilidade e a obesidade

Foi realizado um estudo intitulado “A qualidade do sêmen em relação à ingestão de antioxidantes em uma população masculina saudável”, e nele se comprovou que as cenouras trazem um benefício real para a saúde do homem em idade fértil, junto com outros legumes e frutas de coloração laranja, tais como abóbora e melão. Além de tudo, as cenouras são ótimas contra a obesidade em crianças e adolescentes; o fato é que vivemos um período em que o número de jovens com problemas de peso está crescendo desenfreadamente, portanto, de acordo com um estudo que foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, a cenoura (assim como outros vegetais como brócolis ou espinafre) devem entrar na dieta diária no tratamento da obesidade.

carote-tosse3

 

4) Cenoura crua ou cozida?

São vários os beneficios da cenoura consumida tanto crua quanto cozida.

Neste último caso, o consumo cozido é útil para a absorção mais eficaz de beta-caroteno, que após o cozimento é melhor absorvido. A cenoura cozida, simplesmente temperada com um pouco de azeite e sal, é um prato saboroso, rápido e saudável! Mas isso nem de longe anula as indiscutíveis vantagens da cenoura crua, pois crua é possível uma melhor absorção das vitaminas, tais como a preciosa vitamina C (que se deteriora com o calor). Então comece a colorir mais a sua salada verde e abuse da cor laranja!

carote-tosse4

 

3) Como reconhecer as melhores cenouras

Se possível, compre sempre cenouras orgânicas, ou seja, as cenouras que tenham sido cultivadas de acordo com os ciclos da natureza, sem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas, a fim de desfrutar plenamente a bondade e genuinidade que a Mãe Natureza nos deu. Compre cenouras de cor laranja brilhante. Evite as cenouras com as extremidades escuras e “moles” ao toque. Estes vegetais devem ser mantidos na geladeira, pois se deterioram facilmente ao ar livre. Se você não tem uma horta ou um quintal, mas possui uma sacada grande, pode se arriscar no cultivo de cenouras em vasos, assim as terá sempre frescas e disponíveis o ano inteiro!

carote-tosse5

 

2) A cenoura é uma ótima aliada da saúde

Um valioso vegetal, a cenoura jamais deve faltar em nossa mesa durante todo o ano, mesmo porque ela pode ser consumida de diversas formas, crua, cozida, como salada, em sucos ou como um ingrediente no molho e até mesmo em sobremesas (imagine aquele bolo delicioso de cenoura). Elas são valiosas aliadas do nosso bem estar. São ótimas para garganta, olhos, e pele…as cenouras fazem muito bem pra tudo!

carote-tosse2

 

1) O remédio para controlar a tosse: receita

Lave e descasque meio quilo de cenoura e as coloque em água fervente. Após o cozimento as cenouras devem ser amassadas com um garfo ou batedor. Adicione  quatro colheres de mel e mexa até obter uma mistura homogénea. Armazene a mistura em um pote de vidro, e para obter os benefícios desse poderoso remédio natural, consuma de três a quatro colheres de sopa por dia. É claro que por ser um produto natural, e levar apenas dois ingredientes, esse “remédio” pode ser tranquilamente consumido por crianças!

carote-tosse7

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!