Ganhou peso ou está inchada? 8 perguntas que irão lhe ajudar a entender

16/06/2017 - 2:02 3439 Views
Não se engorda da noite pro dia, para que isso aconteça, precisamos de alguns dias, meses. De repente você vai provar o seu vestido favorito, e percebe que ele está muito apertado, ou aquele jeans que você adora, e ele não está mais fechando. Será que você está realmente ganhando algumas medidas e seu peso está subindo, ou isso aconteceu por conta de um inchaço abdominal?

Mesmo caprichando na dieta e seguindo um programa de exercícios à risca, o ponteiro da balança não se mexe, ou pior chegou a subir. Suas roupas não estão entrando mais? Tudo fica extremamente justo, sua barriga parece maior, e você anda sentindo um peso nos pés e nas pernas? Antes de entrar em pânico, analise bem, pois pode ser que não seja gordura e sim uma retenção de líquidos, causando consequentemente um inchaço desagradável.

Mas como identificamos a diferença entre o ganho de peso e um corpo que está apenas inchado?

A seguir vamos ver quais as perguntas que você deve fazer a si mesma na hora de desvendar esse mistério. >>
8) Algo está diferente na minha vida?

Antes de tudo essa pergunta deve ser feita, pois isso corresponde muitas vezes a mudanças nas funções naturais do organismo e consequentemente no ganho ou perda de peso. Você anda muito estressada? Os padrões de alimentação mudaram? As minhas atividades diárias mudaram? Poucas alterações no dia a dia são capazes de nos fazer aumentar o peso, e se isso aconteceu, perceba o que anda diferente, e o que você pode mudar para se sentir melhor.

gorda

7) Como eu fico depois das refeições?

O inchaço pode acontecer enquanto você come ou um pouco depois. Se você tem essa sensação de inchaço após as refeições, mas ela passa quando você caminha ou faz alguma atividade física, provavelmente não passa de um inchaço natural do corpo por estar com o estômago cheio, ou alguma reação do alimento que comeu, como gases, por exemplo.

gorda (3)

6) Onde está o “peso”?

Quando uma pessoa realmente faz subir o ponteiro da balança, dificilmente o peso estará concentrado apenas em uma parte do corpo. Você só vai reconhecer se engordou ou não quando olhar para os braços, coxas, glúteos, abdômen e rosto, separadamente. Apenas em alguns casos a gordura se deposita mais em um lugar do que no outro. Preste atenção!

gorda (4)

5) Estou passando pelo ciclo menstrual?

Nesses períodos menstruais as alterações no corpo feminino ficam evidentes pela porcentagem de estrogênio e progesterona que podem provocar uma retenção de líquidos. De acordo com estudos feitos pela doutora em pesquisa Lisa M. Davis, “O líquido pode se espalhar pelo corpo, mas parece que afeta mais o estômago”.

gorda (1)

4) O seu intestino está funcionando bem?

Devido a uma alimentação pobre em fibras ou quando você bebe pouca água, o corpo pode além de reter líquidos, fazer com que o intestino fique preguiçoso, alterando muito a sua funcionalidade e consequentemente dando uma sensação mais “barrigudinha”. Mas não se engane, não é gordura. Analise seus hábitos alimentares e tome muito cuidado com uso de laxantes, sempre busque orientação médica.

gorda (5)

3) O meu xixi está de que cor?

Se atente a cor do xixi, isso deve sempre ser um alerta, pois é a maneira mais assertiva de perceber que está desidratada. Se a cor estiver muito escura, é sinal de que você realmente precisa aumentar o consumo de água. A cor não deve ser apenas clara, e sim um tom transparente semelhante a uma limonada. Quando estamos desidratadas o corpo costuma reter líquido causado o inchaço e outras disfunções no organismo, de fato bem mais graves que apenas o inchaço em si. Se habitue a beber mais água, e se mesmo assim o inchaço persistir, procure ajuda médica.

mukukl

2) Eu estou consumindo muito sal ou carboidratos nos últimos tempos?

Tanto um quanto o outro pode ser o causador do inchaço. O sal é benéfico ao corpo e precisamos dele pois é ele o responsável por equilibrar o volume de líquidos no organismo, porém em exagero pode lhe fazer reter líquidos além do necessário. Não é rara a formação de gases pelo consumo exagerado de carboidratos, que podem além de inchar, levar ao ganho de peso.

gorda (7)

1) Como eu estou quando acordo pela manhã?

Geralmente pela manhã, nosso estômago está vazio, o que faz com que a nossa barriga pareça um pouco menos saliente, portanto observe o seu corpo pela manhã quando ainda está em jejum. Se por acaso o seu abdômen ainda estiver bastante acentuado quando você acabou de acordar, algo fora do normal pode estar acontecendo.

Portanto, se depois de responder as perguntas você concluir que o seu problema é inchaço, beba mais água e se persistir procure ajuda médica. Se você acredita que tenha ganhado peso, procure entender quais foram as mudanças na sua rotina que podem ter causado isso. Assim, você poderá voltar aos seus hábitos de antes, quando você se sentia bem.

gorda (2)

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!