Infestação de formigas? Saiba como se livrar delas de maneira natural

15/05/2017 - 1:32 3579 Views
Eliminar as formigas do seu apartamento, do jardim ou do quintal de casa pode ser uma tarefa muito complicada se você não conhece os truques certos para resolver esse problema: e saiba que não é preciso recorrer à produtos químicos ou inseticidas, visto que em muitos casos são bastante simples, mas eficazes os remédios naturais para dar adeus à este sério problema. Pode parecer sem importância, mas antes de tudo seria o suficiente tomar algumas precauções nas ações normais do nosso quotidiano: convém, por exemplo, evitar deixar abertos os potes de geléia, mel e compotas, mas também recolher imediatamente as migalhas que caem no chão e lavar a louça súbito após as refeições, para não deixá-la suja durante toda a noite.

No entanto, se isso não bastar, você precisa agir de maneira drástica, porém evitando utilizar produtos químicos (principalmente se você possui animais domésticos ou crianças em casa!) Então veja 5 modos naturais úteis para resolver o problema da invasão das formigas.


5) Chega de formigas

É muito provável que você já tenha em casa os produtos que podem lhe ajudar a manter as formigas longe da sua casa: é o caso do vinagre, cujo cheiro é particularmente desagradável aos insetos e que, portanto, pode ser usado para lavar as superfícies “invadidas” ou borrifado, depois de tê-lo misturado com suco de limão ou com um pouco de água. Em muitas circunstâncias, acontece que as formigas acabam entrando em casa se aproveitando de rachaduras ou fendas nas paredes: então, nesses casos, você tem a solução na mão usando um pouco de silicone ou massa.

O artigo continua>>

formiche6



4) Os produtos naturais

Na cozinha, não é apenas o vinagre entre os vários produtos naturais que podem ser usados para mandar embora as formigas: basta pensar nos temperos, cujos odores fortes e persistentes podem ser tão agradáveis para os seres humanos, quanto desagradáveis para os insetos. Você pode escolher entre vários tipos. Pode ser a canela, a páprica, a pimenta preta, a pimenta-malagueta ou simplesmente o cravo. O mesmo resultado também pode ser alcançado com as ervas aromáticas, incluindo uma das mais úteis para essa finalidade que é, sem dúvidas, a menta.

O artigo continua >>

formiche4



3) Os óleos essenciais

Principalmente na primavera e no verão, quando começamos a deixar as janelas abertas, as formigas se tornam uma praga a ser eliminada, pois você não pode abrir mão de fazer o ar circular dentro de casa: na lista dos aliados que você pode recorrer para vencer esta batalha estão os óleos essenciais.

Eles podem ser ao alecrim, hortelã, frutas cítricas ou a qualquer outra fragrância. São o suficiente poucas gotas, a serem diluídas em um frasco com um pouco de água, para liberar as áreas mais invadidas por estes pequenos insetos.

O artigo continua >>

formiche5



2) As ervas e o limão

O orégano e o louro também podem ser contados como sendo entre os afugentadores de formigas mais baratos: nesse caso também, o aroma deles é agradável ao nosso olfato, mas é muito desagradável para os insetos. Em vez disso, com o suco de limão, você pode limpar as superfícies, como as soleiras das janelas e sacadas e o piso da entrada, onde as formigas estão concentradas.

Além disso, vale a pena levar em consideração todos aqueles produtos que podem atuar como barreiras naturais: é o caso do bicarbonato de sódio, por exemplo, mas também da canela ou da pimenta malagueta. Paredes reais em miniatura, também podem ser construídas em gesso, com pó de talco ou com detergente em pó.

O artigo continua >>

formiche8



1) A horta

Um problema específico é aquele de quem tem um jardim ou cultiva uma pequena horta: aqui também as formigas podem se tornar um grande inconveniente. Para mandá-las embora, são úteis aqueles que são denominados remédios olfativos: basta colocar uma cabeça de alho perto das plantas que atraem os insetos para mandá-los embora sem matá-los. Como alternativa, você pode usar grãos de café ou grãos de pimenta preta, além da clássica solução de água e vinagre de vinho branco.

Você achou o nosso artigo útil? Compartilhe com os seus amigos no Facebook, eles lhe agradecerão!

formiche9