Prendedor de roupas nas orelhas: 8 benefícios que você não esperava

05/04/2017 - 2:43 11708 Views
Um prendedor de roupas pode salvar seu dia. Não é uma piada, mas sim um simples truque não muito popular, que tem a capacidade para aliviar vários tipos de dores. Mas como funciona?

É, simples, basta usar um prendedor de roupa (talvez um que esteja mais usado e solto) na orelha, em uma área específica de acordo com o tipo de dor que se sente.

Este método é proveniente da Reflexologia Auricular ou auriculoterapia, reconhecida desde 1987 pela Organização Mundial da Saúde. Baseia-se em estimulação dos chamados “pontos reflexos” presentes na orelha, através de massagem, pressão ou acupuntura.

Para ser claro, a auriculoterapia é baseada nos mesmos princípios de reflexologia. Por que tomar analgésicos e medicamentos se você pode aliviar a dor, simplesmente usando um prendedor de roupa? Vamos ver quais são os pontos reflexos correspondentes as partes do corpo.

9) A descoberta

A auriculoterapia nasceu no Oriente a mais de 3000 anos atrás e alcançou as costas da Europa, graças aos egípcios e aos Ciganos. Mas apenas em 1950, quando esta prática foi descoberta pelo médico francês Raphael Nogier, é que se começa a ter um forte interesse nos resultados relacionados a ela: a partir de estudos de curandeiros que tratavam na orelha a cura da dor ciática se criou o primeiro mapa da orelha (qual vemos o exemplo na imagem abaixo). A partir disso determina-se que chegam as orelhas os reflexos de todos os órgãos e partes do corpo: por isso é suficiente estimular pontos da orelha para desencadear alguns fenômenos fisiológicos.

mollette-orecchio4

8) As bases

As terminações nervosas presentes nas partes superiores das orelhas, estão ligadas à parte de trás do corpo, como os ombros e órgãos internos: aplicando um prendedor apenas um minuto por dia, a tensões acumuladas nestas áreas diminuem, reduzindo os casos de enxaquecas e outras dores irritantes. Em seguida, vem a vez das articulações, nariz, garganta, cabeça, coração e órgãos digestivos.

molletta-orecchio-1

 

7) As costas e ombros

Em caso de problemas graves ou doenças, você precisará passar por exames médicos, mas se as queixas são apenas desconfortos temporários ou dores, este é o tratamento certo para você. A parte mais alta da orelha corresponde aos ombros e costas, muitas vezes sujeitas a diversos problemas devido a má postura ou tensões que sofremos diariamente.

mollette-orecchio2

 

6) Os órgãos internos

Com o reflexologia auricular feita por especialistas, você pode curar diferentes doenças, como hipertensão, ciática, constipação, dismenorreia, enxaqueca e inflamação do trigêmeo. Mesmo você não sendo um reflexologista, basta pressionar o ponto indicado para aliviar a azia, flatulência e gastrite.

mollette-orecchio5

 

5) As articulações

O centro dos ouvidos envolvem os ligamentos e as articulações, duas partes do corpo que muitas vezes são estimulados especialmente por aqueles que praticam atividades físicas ou esportistas profissionais. Portanto basta pressionar este ponto reflexo, para encontrar alívio quase imediato.

mollette-orecchio8

 

4) Nariz e garganta

A reflexologia também pode ajudar contra gripes e resfriados, e principalmente preveni-los: massageie uma vez por dia a área que afeta o sistema imunológico, a do nariz, faringe e laringe. Isso definitivamente irá impedir que os vírus ataquem o nosso organismo.

mollette-orecchio6

 

3) A digestão

Logo acima do lóbulo da orelha, está o ponto inervado associado com a digestão. A pressão exercida pelo grampo garante a liberação de neuropeptídeos, ou seja, aquelas substâncias que têm a tarefa de interligar as diferentes partes do cérebro, então elas fazem com que haja um reequilíbrio da parte do corpo estimulado.

mollette-orecchio9

 

2) A Cabeça e o Coração

No lóbulo contêm as duas partes mais importantes do nosso corpo: a cabeça, que comanda todo o corpo, e o coração, a máquina que nos permite viver. Quando massagear esta parte delicada, certifique-se de remover brincos ou piercings para que a massagem seja eficaz.

mollette-orecchio10

 

1) O Mapa Geral

Aqui está uma imagem que nos mostra claramente quais são os pontos reflexos que devemos trabalhar. No geral, é sempre melhor evitar tomar muitos medicamentos e dar uma chance para a medicina alternativa!

molletta-orecchio

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!