Desvendado o significado dos nomes de 13 marcas super famosas

28/05/2018 - 9:58 2147 Views

A escolha do nome de uma empresa ou de uma marca é muito importante para torná-la conhecida e ser identificada rapidamente pelo maior número de consumidores possível.

Nos últimos anos, por exemplo, em empresas de moda, a tendência de muitas marcas tem sido optar pelo nome e sobrenome do fundador. No passado se preocupavam muito mais com o nome a ser dado do que com a própria marca em si.

Alguns confiaram nas propostas de seus funcionários mais antigos, outros, depois de muita pesquisa, seguiram as sugestões de estranhos, mas em todos os casos a escolha final dos nomes foi realmente um sucesso.

Ikea, Pepsi, Rolex são apenas algumas das marcas mais conhecidas e famosas do mundo e seus nomes certamente permanecerão na história para sempre. Mas como seus nomes nasceram e o que eles realmente querem dizer? Vamos descobrir as origens dos nomes de 13 marcas super famosas >>

13) Pepsi

Juntamente com a sua concorrente, talvez seja o nome da bebida que está entre as mais conhecidas e consumidas no mundo. Mas de onde vem o nome Pepsi? Segundo o site da empresa, Caleb Davis Bradham, o inventor da famosa bebida, queria ser médico, mas devido a problemas familiares, ele teve que deixar a universidade de medicina e se tornou farmacêutico. A receita original consistia em açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz-moscada e foi inicialmente chamada de “Brad’s Drink“, ou Bebida de Brad. Três anos depois, o nome foi mudado para Pepsi-Cola, derivando da palavra dispepsia, que significa dificuldade na digestão.

12) Zara

O New York Times declarou que Amancio Ortega, o fundador do gigante do vestuário, chamou sua primeira loja, inaugurada em La Coruña, em 1975 de Zorba, do filme Zorba, o grego. Acontece que um bar com o mesmo nome foi aberto a duas quadras de distância da loja, e o dono do estabelecimento disse à Amancio que os dois nomes criariam confusão entre os clientes. Assim, Ortega, que já havia mandado fazer as letras para a fachada da loja, reorganizou-as, criando uma palavra o mais semelhante possível à ideia original, e assim nasceu a Zara.

11) Rolex

 A estratégia de marketing de Hans Wilsdorf, o fundador da famosa marca de relógios, tinha como objetivo encontrar um nome que fosse pronunciável da mesma forma em todas as línguas. Negócio aparentemente simples, mas não foi assim tão fácil. De fato, Wilsdorf declarou: “Tentei combinar as letras do alfabeto de todas as formas possíveis. Eu selecionei algumas centenas de nomes, mas nenhum parecia ser o certo“. Mas a inspiração veio em um momento completamente inesperado. Como seu fundador contou, certa manhã, enquanto estava em um ônibus para Cheapside, na cidade de Londres, um homem sussurrou no seu ouvido: “Rolex”.

10) McDonalds

A revista Money declarou que o fundador do McDonald’s, Raymond Kroc, comprou os direitos para usar este nome depois de conhecer os dois irmãos Dic e Mac, que tinham um pequeno restaurante em San Bernardino, Califórnia, onde serviam apenas hambúrgueres. O destino quis que Kroc se tornasse o empresário deles e criou a franquia dentro dos Estados Unidos. Só depois de alguns anos ele comprou os direitos de usar o nome e à partir daí a história é conhecida.

9) Starbucks

Gordon Bowker, co-fundador da Starbucks, contou durante uma entrevista como escolheu o nome da rede. “Aconteceu que no meio de uma reunião de brainstorm justamente para escolher o nome da rede, alguém apareceu com um mapa antigo da Cordilheira das Cascades e do Monte Rainier, no qual aparecia o nome de uma antiga cidade minerária chamada Starbo. Assim que li “Starbo”, me lembrei de Pequodo, a embarcação do filme Moby-Dick, cujo primeiro oficial, se chamava Starbuck e assim nasceu o nome com a letra s no final, Starbucks“.

8) Adidas

Erroneamente, muitos pensam que o nome Adidas é o acrônimo de All Day I Dream About Soccer. Na verdade, a marca de roupas esportivas, de acordo com o LA Times, deve seu nome ao seu fundador. Adolf Dassler juntou o seu apelido Adi às três primeiras letras de seu sobrenome. Os tênis Adidas começaram a ser produzidos quando Adi voltou da Primeira Guerra Mundial.

7) Amazon

A Amazon foi lançada em 1995 e o fundador Jeff Bezosa pensou em um nome totalmente diferente para a empresa. Brad Stone, em seu livro sobre a empresa, relata que Bezos, o fundador da Amazon, depois de várias alternativas, decidiu por esse em homenagem ao Rio Amazonas. De fato, a imagem do maior rio do mundo, junto com o rio Nilo, foi incluída no primeiro logotipo da empresa.

 

6) Google

O nome do Google deriva de um erro na pronúncia de um aluno durante uma sessão de brainstorming na Universidade de Stanford. O fundador Larry Page estava planejando um imenso site de dados junto com outros estudantes de pós-graduação e uma das sugestões para o nome era googleplex. Este termo pronunciado mal foi registrado por Page como o nome de sua empresa.

5) IKEA

O nome do gigante de móveis não é uma palavra sueca com um significado desconhecido, como muitos de seus produtos. Ingvar Kamprad, o fundador, combinou as suas iniciais com as primeiras letras da fazenda e do vilarejo onde cresceu, no sul da Suécia: Elmtaryd e Agunnaryd. A partir dessa ideia, ele inventou a marca IKEA.

4) Audi

A montadora alemã, criada em 1909, foi fundada por August Horch. O sobrinho de um colega sugeriu que ele traduzisse o sobrenome para o latim. A palavra alemã horch está ligada ao verbo horen (ou seja: ouvir, escutar) que em latim se traduz com o verbo audire. Audi é especificamente o imperativo de audire e significa escute!

3) Nike

Bill Bowerman, um dos fundadores da empresa de roupas esportivas fundada em 1964, escolheu o nome Nike entre todas as diferentes propostas feitas por seus 45 funcionários na época. Na mitologia grega, a deusa com o mesmo nome representa a vitória e o famoso logotipo da empresa, seriam as suas asas.

2) Nutella

O nome do delicioso creme conhecido e apreciado em todo o mundo, originalmente chamado de Supercreme Giandujot, vem da união da palavra inglesa nut, (noz) com o sufixo –ella para dar uma “italianizada” ao produto.

1) Gatorade

A bebida energizante Gatorade foi feita para o time de futebol Florida Gators. A fórmula foi criada por um grupo de médicos para os jogadores que estavam sofrendo para jogar no calor da Florida.

Se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!