Tenha vidros perfeitos com 6 produtos ecológicos caseiros

10/04/2017 - 2:41 6410 Views
Sabemos o quão importante é ter uma casa limpa. Para o bem estar da família e higiene dos ambientes é fundamental manter as superfícies limpas, móveis, pisos, janelas, enfim todos os cantos da casa.

Da mesma forma sabemos que as atividades aparentemente inofensivas, como lavar o chão ou tirar o pó, muitas vezes pode ser uma fonte de poluição: com o uso de produtos agressivos ou o consumo excessivo de água, não estamos isentos de riscos ambientais e desperdício.

Felizmente, você pode ajudar o meio ambiente ou pelo menos evitar danos (e ainda economizar!) preparando rapidamente em casa e usando poucos ingredientes, alguns produtos ecológicos caseiros para higienizar seus vidros. Para seguir as nossas dicas para uma casa limpa, você precisará de ingredientes muito fáceis de encontrar.

Afinal de contas, sempre temos vinagre na despensa, sabão ou bicarbonato e detergente. Além de tudo são produtos econômicos: esta dica ecológica para a limpeza, não serve apenas para preservar o meio ambiente (na verdade, você ainda pode, reciclar jornais velhos ou cascas de frutas cítricas que de qualquer forma iriam para o lixo orgânico) mas também irá economizar! Então, chega de gastar dinheiro atoa em produtos caros e prejudiciais ao ambiente.

Aqui estão as 6 receitas de produtos ecológicos para limpar vidros.

6) Produtos à base de frutas cítricas

Você gostaria que sua casa exalasse um delicioso e inebriante perfume de frutas cítricas? Então use cascas de limão ou de laranja, 1/2 xícara de vinagre, 1/2 copo de água e um borrifador. Deixe pelo menos 2 semanas as cascas de frutas cítricas com vinagre em um pote fechado e protegido da luz. Depois filtre o vinagre e o despeje em um borrifador, adicione água e misture bem antes de usar. Seu produto está pronto!

Vetri perfetti

 

5) Produto à base de amido

Use uma colher de chá de amido, 1/2 litro de água quente. Misture bem o amido na água até que a misture esteja perfeitamente homogénea. Coloque o líquido em um borrifador e espirre nos vidros. Depois que o líquido estiver seco sobre o vidro, esfregue bem usando uma folha de jornal embebida de vinagre.

vetri-fai-da-te2

 

4) Produto à base de limão e vinagre de maçã

Mais uma vez os protagonistas são cítricos, por suas propriedades benéficas e seu aroma fresco, o vinagre sempre foi um sucesso em limpar a casa. Desta vez vamos misturar três colheres de sopa de vinagre de maçã e suco de limão. A adição de água para diluir é opcionalmente, pois podemos usar a mistura pura. Use as folhas de jornal para secar os vidros das janelas  (essa é também uma forma de reaproveitar o jornal velho).

vetri-fai-da-te4

 

3) Produto para limpar copos e taças

Sabemos o quanto o calcário deixa os copos e taças feios, com aspecto opaco e sujo. Além disso, muitas pessoas tendem a usar produtos fortes e perigosos anti calcário para evitar esses efeitos, o problema é que podemos ingerir essas substâncias tóxicas (afinal são os copos que usamos para beber!). Portanto sugerimos o uso de um produto natural que podemos usar nos copos com segurança, que logo ficarão brilhando. Misture 1/2 xícara de água e 1 colher de chá de vinagre, despeje em um borrifador. Com essa mistura podemos lavar nossos copos tranquilamente. O vinagre é um anti calcário muito eficaz … experimente!

vetri-fai-da-te7

 

2) Produto para limpar vidros à base de detergente

Às vezes o vidro, além de empoeirado pode estar engordurado (como? Pelas impressões digitais de crianças, por exemplo!). Então temos que potencializar a nossa limpeza e o detergente sempre foi um bom desengordurante. Vamos misturar em um borrifador um copo de água, de 1/4 de copo de vinagre branco, 3 gotas de detergente líquido para pratos (não mais que isso!). Você pode aquecer um pouco a água para garantir que o detergente se dissolva bem.

vetri-fai-da-te1

 

1) Produto à base de bicarbonato de sódio

Aqui está outro protagonista da eco limpeza, o bicarbonato de sódio, além do uso específico descrito aqui, serve para a limpeza de várias outras coisas, e vale sempre a pena ter em casa para fins domésticos. Use um copo de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem (para evitar que ele acumule no fundo do recipiente) despeje dentro de um borrifador. Bicarbonato de sódio é um ótimo desengordurante, muito econômico e amigo da natureza.

vetri-fai-da-te6

Você gostou do artigo? Achou útil? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!