Bruce Willis afasia
Advertisement

O mundo ficou sabendo nessa quarta-feira (30) que o ator Bruce Willis está com afasia. Isso porque a família do ator de 67 anos divulgou a notícia. Ao mesmo tempo, foi anunciado que ele está se afastando da carreira em razão do distúrbio de linguagem que afeta a comunicação.

O que é afasia?

Um neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein explicou. Segundo ele, afasia é uma condição que muda a capacidade das pessoas de se comunicar. Dessa forma, a doença acaba afetando essas funções: a compreensão da linguagem verbal, capacidade de falar ou se expressar verbalmente, compreensão da linguagem escrita – leitura e até mesmo a capacidade de escrever.

Assim como aconteceu com o ator Bruce Willis, a afasia geralmente atinge o lado esquerdo do cérebro – normalmente acontece após lesões cerebrais. Do mesmo modo acomete principalmente as regiões frontais e temporais à esquerda, em que a maioria das pessoas contém redes neurais. Essas regiões afetadas são onde possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Na neurologia as afasias já foram classificadas de diferentes maneiras ao longo da história. Mas as diagnosticadas hoje em dia são as que contém uma utilidade pública comprovada. Desse modo testes são aplicados pelo mundo, como o teste de afasias de Boston.

Advertisement

Eles são aplicados por neuropsicológicos que acabam ajudando a entender os distintos tipos de disfunção da linguagem nas afasias.

Bruce Willis e sua carreira

Apesar de ser conhecido por filmes de ação, Bruce Willis começou off-Broadway, em peças de teatro e musicais. Seu ápice de fama foi no filme Duro de Matar (1988). Na trama ele interpretou John McClane, que passou de estrela de cinema para herói de ação nas telinhas. Nesse sentido, incorporando o personagem, foi Bruce que fez a maioria de suas acrobacias no filme – ignorando a necessidade de um ator duble.

Depois do seu inesperado sucesso no filme Duro de Matar, ele interpretou um veterano do Vietnã em Fantasmas da Guerra. Em seguida também foi quem deu vida a voz de um bebê falante em Olha Quem Está Falando e depois para sua sequência, Olha Quem Está Falando Também.