Brad Pitt doença
Advertisement

O astro hollywoodiano, Brad Pitt, contou que tem muita dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas. Além disso, ele disse que sente vergonha quando isso acontece. O ator revelou que se trata de uma doença chamada Prosopagnosia. Por ter esse problema, Brad Pitt teme ser visto como uma pessoa “egocêntrica, distraída e inacessível”.

Por isso ele gostaria de conhecer outras pessoas com a mesma doença: “Ninguém acredita em mim! Quero conhecer outros“, disse ele em entrevista para a revista à GQ. Ele também falou que não recebeu um diagnóstico oficial. O diagnóstico da Prosopagnosia só pode ser feito por um médico especialista ou por um neuropsicólogo.

A Prosopagnosia é diferente do que a perda de memória

De acordo com os neurologistas, a Prosopagnosia pode ser consequência de outras doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou Alzheimer, assim como de um traumatismo craniano ou de uma cirurgia cerebral. Portanto é importante saber que o problema de saúde é considerado um sintoma neurológico.

Segundo, Leonel Takada, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia): “A prosopagnosia é caracterizada pela dificuldade em reconhecer a face das pessoas. O paciente não consegue mais diferenciar uma pessoa da outra, mesmo sendo familiarizada com ela“.

Advertisement



Trata-se de uma condição conhecida popularmente como “cegueira facial” bem diferente do que esquecer o nome de alguém que encontramos por acaso na rua. Thiago Taya, neurologista e neuro imunologista do Hospital Brasília (DF), explica: “A prosopagnosia é diferente de alterações da memória em si. Esse paciente olha para uma pessoa familiar e não reconhece o rosto, os traços anatômicos dele. Pode ser a esposa, o pai ou um amigo dele”.

Ainda de acordo com Takada, isso acontece aleatoriamente: “A pessoa pode se esquecer só de algumas pessoas. Não tem um padrão“.
Também pode ocorrer de o paciente não reconhecer o pai hoje, porém no dia seguinte o reconhece normalmente, explica Takada.

A doença de Brad Pitt tem tratamento?

Qualquer tratamento para esta doença vai variar de acordo com a causa. Porém, não existe medicamento para a cura do problema. Podem-se criar estratégias para ajudar o paciente no reconhecimento da pessoa através do cheiro, da voz ou do próprio ambiente. Ou seja, relacionar o lugar com a pessoa presente nele.
Brad Pitt contou que às vezes usa essas estratégias: “De vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: ‘Obrigado por me ajudar’”.