A diabetes é uma doença que se desenvolve quando a produção de insulina, pelo organismo, é insuficiente ou mal absorvida. A insulina é o hormônio que age para regular a glicose (o açúcar) no sangue e dá energia ao organismo.

Quando a insulina não consegue fazer o seu trabalho, a glicemia aumenta e a pessoa pode ter problemas no coração, nos olhos, nos rins, nervos e artérias.

A diabetes é uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo, e nós fizemos uma lista de portadores da doença famosos, para mostrar pra você que quem sofre com essa patologia pode ter uma vida normal e realizar grandes feitos.

Veja como essas celebridades lidaram com o diagnóstico de diabetes, e como superaram o medo e aprenderam a conviver com a doença. Muitos até acreditam ter uma qualidade de vida melhor, depois adaptarem a própria rotina à doença.

Confira agora quem são os 10 famosos, exemplos de superação, que convivem com a diabetes.

10) André Marques

Muitos não sabem, mas a diabetes é muito comum em pessoas que estão bem acima do peso. Foi o que aconteceu com o apresentador André Marques, que desenvolveu a doença na época em que estava acima do peso. André revelou que depois de fazer a cirurgia bariátrica, se deu conta de que estava vendo meio embaçado. Ao consultar seu médico, este suspeitou que o ator estivesse com diabetes e através de exames a doença foi comprovada.

A diabetes é muito comum e como toda doença, não poupa os famosos. Conheça 10 famosos que lidam diariamente com a diabetes
Imagem: Instagram André Marques

9) Halle Berry

A atriz lida com o distúrbio desde que tinha 19 anos. Ela tem diabetes do tipo 1 e em entrevista resumiu como lidou com a situação: “Na hora, fiquei apavorada. Mas hoje penso que foi uma bênção. Justamente por causa da doença, tenho hoje uma vida muito mais saudável do que levava quando era jovem. Sigo uma dieta balanceada, faço exercícios… E acho que minha pele e meu corpo refletem bem os cuidados que eu tenho com a minha saúde.” A atriz faz 5 refeições diárias que incluem: carboidratos complexos, proteínas magras, gorduras boas, fibras e bebida sem açúcar.

Imagem: Instagram Halle Berry

8) Danton Mello

Danton Mello também se surpreendeu com o diagnóstico de diabetes. Ainda mais se tratando de alguém que adora doces, cerveja e não curte nem um pouco uma academia. O ator explicou em entrevista, como mudou a sua rotina, depois de descobrir que tinha a doença: “Quando você tem um diagnóstico de saúde como este, o lance é mudar de vida. Caso contrário, não vai longe. Perdi 16 kg, mas não foi de uma hora pra outra. Foi um processo.”

Imagem: Instagram Danton Mello

7) Paula Toller

A cantora descobriu a doença aos 47 anos depois de fazer exames de rotina. Paula sofre de diabetes do tipo 1. Apesar de sempre ter tido uma vida saudável, Paula confessou que já havia suspeitado de alguns sintomas, porém, não deu peso na época e inclusive teve um período de negação após ser diagnosticada com diabetes. Hoje a cantora se sente mais saudável e já se acostumou a conviver com a doença. Paula tem um consumo limitado de carboidrato nas refeições e faz exercícios físicos.

Imagem: Instagram Paula Toller

6) Tom Hanks

Tom Hanks revelou em 2013, em entrevista no programa Late Show de David Letterman, que era diabético. No caso de Tom, vários especialistas suspeitam que a causa da doença tenha sido o ganho de muitos quilos e também a perda de quilos para interpretar papéis. Ou seja, em 1992 para interpretar o jogador de beisebol Jimmy Dugan, no filme Liga de Mulheres, Tom ganhou 13 kg em pouco tempo. Mais tarde, em 2000, para fazer o filme Náufrago, Tom perdeu rapidamente 20 kg. Portanto, devido ao seu trabalho, o ator teria gerenciado de forma incorreta o próprio peso, acabando assim, por desenvolver a doença.

Imagem: Instagram tom.hanks.fanpage

5) Ana Carolina

A cantora convive com a diabetes do tipo 1 desde que tinha 16 anos. Além da doença, Ana Carolina também é intolerante à lactose e por isso, possui várias restrições alimentares. Através de seus shows, a cantora tenta falar um pouco da doença, explicando que pode ser tratada e prevenida. Em entrevista, Ana declarou: “Eu viajo com marmita, porque tudo leva leite, tem muita gordura. É uma doença que se você aprende a cuidar e controlar, você leva uma vida normal. Faço exercícios todos os dias, não deixo o bonde descarrilhar.”

Imagem: Instagram Ana Carolina

4) Nick Jonas

O cantor americano Nick Jonas de 28 anos, convive com a diabetes de tipo 1 desde 2005. Nick falou em público sobre a doença pela primeira vez em 2007, em um evento chamado Carnival For a Cure, em que teve um patrocinador para falar sobre a diabetes. Quando entrevistado pelo site Diabetes Health, Nick Jonas revelou que perdeu 15 kg em duas semanas. O cantor também disse que ficou chocado quando soube ter a doença, porque nunca tinha tido problemas de saúde, até começar a perceber alguns sintomas da diabetes.

Imagem: Instagram Nick Jonas

3) Angelina Jolie

O caso de Angelina Jolie é um pouco diferente dos demais famosos desta lista. Angelina desenvolveu a diabetes gestacional em 2008, na sua segunda gravidez, quando esperava os gêmeos Vivienne e Knox. Geralmente este tipo de diabetes consegue ser controlado com dieta e exercícios físicos. Na época, Angelina seguiu orientações de um nutricionista. Este tipo de diabetes  tem cura, na maioria dos casos, desaparece com o final da gravidez, porém, existe a possibilidade de se transformar em diabetes do tipo 2.

Imagem: Angelina Jolie

2) Faustão

Faustão é outro famoso portador de diabetes. Em 2009, o apresentador fez uma cirurgia bariátrica, onde o médico que o operou, usou uma técnica experimental, com o intuito de fazê-lo perder peso e diminuir os efeitos da diabetes. Este médico, que também operou o ex jogador Romário, chegou a ser processado, mas depois absolvido, da acusação de usar a tal técnica experimental em pacientes.

Imagem: Instagram Faustão

1) José Loreto

O ator convive com a diabetes de tipo 1 desde os 15 anos de idade. Ele descobriu que tinha a doença durante uma viagem que fez com os pais. Quando entrevistado pela revista Quem, José Loreto revelou que depois de descobrir que tinha a doença, passou a se exercitar muito, e percebeu que enquanto ele treinava judô, seus amigos da mesma idade, tomavam cerveja e fumavam. Por isso, ele acredita que a diabetes o tenha ajudado a estar longe de vícios ruíns. O astro também disse: “Ao contrário do que muita gente pensa, o diabético tipo 1 pode comer de tudo. Tomo insulina justamente para poder comer o que eu quiser.”

Imagem: José Loreto

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!