síndrome de down definição
Advertisement

A influencer digital Vitória Mesquita fez uma campanha na internet para alterar a definição da Síndrome de Down dada pelo site de pesquisas. De acordo com a jovem que tem Síndrome de Down: “Down não é doença, é condição genética”.

Vitória nasceu em Brasília e tem 23 anos. Vitória explicou em sua campanha que não é portadora de síndrome de down, porque Down não é uma doença e sim, uma condição genética. Quem nasçe down tem 3 cromossomos 21 em vez de 2 e por esse motivo é chamado trissomia do cromossomo 21.

De acordo com Vitória, quem é Down ainda sofre muito preconceito e bullying. As pessoas subestimam muito a capacidade de quem tem deficiência e na verdade, quem é Down pode fazer tudo que uma pessoa faz.

A campanha para mudar a definição de Síndrome de Down

Tudo começou quando Vitória e suas irmãs Catarina e Luiza resolveram pesquisar sobre pessoas com Síndrome de Down no Goolge. Para a surpresa das moças, o Google definia a síndrome como uma doença. Entretanto, Vitória logo pensou: “Eu não estou doente, não sou doente”. Foi aí que ela resolveu começar uma campanha on-line para mudar tal definição. Visto que o Google é o maior site de buscas mundial e não era justo que as pessoas lessem algo que não é verdade.

Advertisement

E ainda mais que penssasem que quem tem Down não tem capacidade para fazer as coisas.

Vitória faz balé, capoeira, teatro, muay thai, natação street dance. Adora fazer fotografias e ler. A jovem começou a sua campanha na própria conta do Instagram, onde fala da sua vida e atividades diárias. Tudo focado em derrubar o mito que as pessoas tem com relação à Síndrome de Down.

Alguns meses depois da campanha o Google atualizou a definição do termo. Transformando em “condição genética” o que antes era chamado “doença”. Vitória explicou em entrevistas que está muito feliz com essa conquista porque foi algo muito importante na sua luta diária contra o preconceito.

E parabéns para ela que é inspiração para muitas pessoas!