O Youtuber Júlio Cocielo está sendo processado pelo Ministério Público e se tornou réu devido a acusações de racismo em suas contas de redes sociais. As postagens de cunho racista foram feitas durante seis anos e incluem até o jogador de futebol francês Mbappé.  

Se o Youtuber  Júlio Cocielo for condenado ele pode pegar de 2 a 5 anos de prisão. Todavia, ele tem 10 dias para apresentar a própria defesa.

Foi a promotora Cristiana Steiner que apresentou a denúncia. A mesma declarou: “Cocielo praticou e incitou a discriminação e preconceito de cor por meio de comentários publicados em seu perfil no Twitter.”

Posts racistas de Júlio Cocielo

Em 2018 Júlio fez um comentário se referindo a Kylian Mbappé no Twitter que teve muita repercussão. O Youtuber escreveu: “mbappé conseguiria fazer uns arrastões top na praia hein.” Muitos fãs ficaram indignados e o criticaram, além de deixarem de seguí-lo. Júlio chegou a fazer um vídeo pedindo desculpas na época.

Em outro comentário no Twitter, Cocielo escreveu: “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros”.

Júlio Cocielo tem hoje 19,9 milhões de inscritos no seu CanalCanalha no YouTube, 14,7 milhões de seguidores no Instagram e 8 milhões de seguidores no Twitter. Com base no intenso número de seguidores a promotora do caso declarou, se referindo aos comentários do Youtuber: “reforçam os estereótipos contra os negros numa mídia de largo alcance, sua atividade profissional e sua fonte de renda, controbuindo de modo eficaz para a incitação e proliferação do racismo e de todas as suas consequências psíquicas, sociais, culturais, econômicas e políticas.”

Pedido de desculpas

No caso Mbappé, Cocielo fez um vídeo se dizendo arrependido e declarou: “Sem querer espalhei o ódio e acabei sendo uma pessoa que eu não sou.” O Youtuber apagou a publicação e cancelou mais de 50 mil tuítes.

Júlio continuou: “Eu aceito todas as consequências, porque eu fui imaturo. Eu fui irresponsável. Eu era completamente diferente da pessoa que sou hoje”.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Foto acima: Instagram Júlio Cocielo