Monalisa
Advertisement

Neste Domingo (29), uma das obras de arte mais famosas do mundo, o quadro da Monalisa, também conhecida como ‘Gioconda’, foi alvo de um ataque. O quadro está exposto no Museu do Louvre (Paris) e faz parte de seu acervo permanente. Foi pintada por Leonardo da Vinci em 1503.

O jornal El País (Espanha) informou que um pedaço de torta foi atirado no quadro. No entanto, a obra não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.

Como sempre, a sala onde Mona Lisa está exposta estava lotada. A pessoa que jogou a torta estava de peruca e usava uma cadeira de rodas. Porém, ainda não se sabe sua identidade nem a motivação do ataque. Imediatamente foi expulsa pelos seguranças e funcionários do museu começaram a limpeza do local.

As cenas do ataque, gravadas e fotografadas pelos visitantes, viralizaram nas redes sociais.

Outros ataques sofridos pelo quadro da Monalisa

O ataque sofrido por Monalisa no último Domingo (29), não foi o único pelo qual a obra já passou.

Ainda, de acordo com o El País, em 2009 uma turista arremessou uma xícara no quadro. Danificou o vidro que o protegia, porém a obra ficou ilesa.

Em outra ocasião, quando a obra prima estava sendo exposta no Museu Nacional de Tóquio (1974), uma mulher tentou, sem sucesso, espirrar uma tinta spray vermelha na pintura.

Advertisement



Além disso, em 1956, a pintura sofreu dois atentados. Um foi com uma pedra que causou uma pequena avaria e outro com ácido que estragou uma parte inferior do quadro.

Em 1911 Vincenzo Peruggia de fato roubou o quadro. Dois anos depois recuperou-se a obra.

Por fim, algumas fontes históricas dizem que o quadro decorou o banheiro do rei da França, Francisco X.

Se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com os seus amigos no Facebook!