Vários jornais e revistas espanhóis estão divulgando a notícia de que a cantora Shakira está sendo investigada pela polícia do país, por ter dado um desfalque ao fisco espanhol de nada menos que 17,3 milhões de dólares.

Ao que tudo indica, Shakira teria mais de dez empresas “fantasmas” domiciliadas em paraísos fiscais. E é através dessas empresas que o lucro da cantora desaparece, não sendo declarado ao fisco espanhol. A maioria das empresas da cantora está localizada nas Ilhas Virgens britânicas.

São 14 empresas que não tem sequer um empregado.

O que dizem as investigações

Para dar uma idéia de como a cantora age, as investigações revelam que Shakira cede seus diteitos de imagem para uma destas empresas fantasmas por apenas 1 dólar e 9 centavos. Outra empresa fantasma localizada em Luxemburgo, paraíso fiscal europeu, Shakira pagou somente 2% da receita da sua turnê “Sale el Sol”, e assim, a sua receita líquida vai para as Ilhas Virgens, seguindo para outra empresa nas Ilhas Cayman, e finalmente vão parar no seu bolso.

As acusações não são poucas e os advogados da cantora estão fazendo de tudo para contornar a situação e livrar a sua cliente da cadeia.

Esta não é a primeira vez que Shakira é acusada de sonegação de impostos. Em 2019 a cantora foi acusada de sonegar 14,5 milhões de euros. Estes impostos eram referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014 e acreditava-se na época que a cantora já morasse em Barcelona com o marido. Porém, Shakira alegou que se mudou para Barcelona somente em 2015 e por isso estava em dia com o leão.

A lei espanhola diz que qualquer pessoa que passe mais de 183 dias por ano no país precisa pagar impostos. Enquanto os advogados da atriz mostravam provas de que ela não era residente na Espanha naqueles anos, os promotores do caso mostraram um calhamaço de fotos, feitas por paparazzi para mostrar que ela passou sim muito mais tempo no país do que havia declarado. No fim, quando se trata de famosos, tudo se resolve pagando uma multa.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook.

Foto acima: Instagram Shakira