Tapa de Will Smith alopecia
Advertisement

O velho ditado popular “há males que vem para o bem” cabe perfeitamente neste caso. Isto porque o tapa de Will Smith na cerimônia do Oscar trouxe mais consciência sobre a Alopecia – doença responsável por afinar os fios de cabelo até que eles parem de crescer completamente, causando a calvície.

Laura Mathias, inglesa, 30 anos, sofre da mesma doença que a esposa de Will Smith. Desde os 13 anos usa peruca para sair de casa.A coisa positiva desse horrível incidente foi que muito mais pessoas sabem da alopecia”, diz ela. E continua: “Normalmente fico ansiosa de sair sem peruca, mas agora eu sinto que gente suficiente sabe da condição e não suporia que tenho câncer ou alguma doença e não me olhariam com piedade”.

Laura escondeu sua alopecia durante 17 anos e depois da polêmica do Oscar diz se sentir mais confiante para sair às ruas sem peruca. Além disso espera que outras pessoas carecas se posicionem diante da piada de Chris Rock.

17 anos usando perucas

Se exercitar, ir a parques e se arrumar para uma festa era um enorme problema para Laura. Pois sempre ficava com medo de que a peruca caísse. Quando soube que tinha alopecia, aos treza anos, deixou de ir à escola por seis meses.

Advertisement

Então, comprou uma peruca para poder retornar. Desde então, por 17 anos, só saia com peruca.

Agora ela está trabalhando a ideia de interagir com ela mesma careca, isso ainda a assusta.

Desperdicei muito tempo da minha vida ficando ansiosa sobre isso. Esta piada poderia ter arruinado a confiança demuitos, mas na verdade ela teve o efeito oposto. As pessoas não vão mais nos olhar fixamente quando sairmos sem as perucas”, declara Laura.

O vídeo do tapa de Will Smith viralizou

O comediante fez uma piada sobre a esposa de Will Smith, Jada Pinkett Smith. O fato é que Jada raspou a cabeça por causa da alopecia. O ator, ganhador do Oscar, não gostou do que ouviu e estapeou o humorista no palco. O vídeo foi visto por milhões de pessoas e gerou inúmeros debates sobre o assunto. É estimado que o problema atinja mais de 65000 pessoas somente no Reino Unido.

Em sua página do Instagram, Laura explica que não apoia a violência usada pelo ator, mas que ele agiu corretamente ao deixar bem claro que não se deve fazer piada diante do problema em questão. Disse que seria bem melhor se Will Smith tivesse falado e não dado um tapa no colega.

Embora este tenha sido um incidente horrível, foi gigantesco para a comunidade da alopecia. Estou muito feliz de ver que finalmente as pessoas estão questionando “o que é alopecia”.